Presidente da Venezuela Juan Guaidó é recebido por Marcel van Hattem e outros parlamentares no Congresso

Deputado Marcel participa de reunião com o presidente Bolsonaro e demais líderes sobre Reforma da Previdência
26 de fevereiro de 2019
Marcel van Hattem organiza evento de apoio a Juan Guaidó em Brasília
28 de fevereiro de 2019

Na tarde desta quinta-feira (28/2), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) foi protagonista de momento marcante para a diplomacia na América Latina. Marcel organizou, juntamente com um grupo de parlamentares de diversos partidos políticos, a ida de Juan Guaidó, presidente interino da Venezuela, à Câmara dos Deputados, em uma manifestação de apoio a Guaidó frente ao ditador socialista Nicolás Maduro.

Assista ao vídeo publicado por Marcel van Hattem durante a visita de Guaidó ao Congresso

Antes de ir à Câmara, o presidente venezuelano esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no Palácio do Planalto e Marcel também acompanhou este encontro. Bolsonaro afirmou que o Brasil não medirá esforços para reestabelecer a democracia no país. “Nos interessa uma Venezuela livre, próspera, democrática e economicamente pujante”, disse. Ao lado do chefe do executivo brasileiro, o presidente interino da Venezuela disse que sua luta pela democracia e liberdade na Venezuela é constitucional. “O Brasil poderá contar, em breve, com uma Venezuela próspera, com um intercâmbio comercial sadio”, disse. Apesar das ameaças que a ditadura faz, alegando que o chefe provisório do executivo venezuelano será preso ao retornar, Guaidó disse que pretende voltar ao seu país até o próximo dia 4 de março.

Marcel e outros parlamentares com o presidente Juan Guiadó

No Congresso, Juan Guaidó foi recebido por uma comitiva de deputados liderada pelo deputado gaúcho Marcel van Hattem (NOVO-RS). Parlamentares brasileiros que apoiam a democracia e a liberdade do povo venezuelano puderam manifestar todo apoio ao presidente venezuelano. Guaidó agradeceu o apoio de van Hattem e seus colegas e disse que segue firme na luta por democracia e liberdade para seu povo. “Estou muito agradecido ao povo brasileiro. Está é uma etapa de relacionamento, de prosperidade de nossa região. E, sobretudo, de consolidação da democracia e da liberdade. Agradeço ao apoio dado pelo Congresso”, concluiu. Acompanhado de van Hattem e outros deputados, Guaidó visitou ainda o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Marcel destacou a importância dos parlamentares manifestarem seu apoio a Guaidó. “Como parlamentares que defendem a liberdade, precisamos fazer também a nossa parte e demonstrar nossa solidariedade a Guaidó. Quando estive na Venezuela, pude ver como os cidadãos votavam nas eleições: intimidados por armas apontadas por militares que apoiam a ditadura de Maduro e com fome, pois não havia produtos básicos nos supermercados. Mais uma vez o socialismo é aplicado e mais uma vez o resultado é a total falta de liberdade para o povo, como vimos com o fechamento da fronteira com Brasil e a Colômbia e as execuções feitas contra quem tenta desesperadamente comer e viver em paz”, finalizou Marcel.

Os comentários estão encerrados.