Ao pousar no aeroporto de Caxias do Sul, na madrugada desta quinta-feira (9/5), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO/RS) aproveitou para visitar o Hospital Virvi Ramos e tratar de uma emenda parlamentar destinada à maternidade que estava sendo reformada no hospital. Uma autoclave e uma secadora de instrumentos serão objetos do recurso, no valor de R$ 630 mil reais, para auxiliar nas atividades do novo centro obstétrico.
“Autoclaves são equipamentos que precisam de backup. O que temos atualmente não estava funcionando. Agora teremos a oportunidade de ter um segundo equipamento para não ficarmos refém, no caso de manutenção. Muito obrigada, deputado, por seu empenho, olhar e processo de lisura e de licenciamento dos hospitais e dos recursos que são muito significativos para todas as regiões”, agradeceu Cleciane Doncatto Simsen, uma das diretoras do hospital.
O parlamentar suspendeu o processo seletivo para destinar recursos de emendas individuais em 2024, passando todos os cadastrados para o processo de 2025, com o objetivo de priorizar as demandas advindas da catástrofe no Rio Grande do Sul.
“O recurso irá atender uma maternidade que será fundamental para toda a região da Serra Gaúcha atingida pelas enchentes. Vários hospitais não terão mais condições de atender mães e bebês, por estarem alagados e destruídos. O hospital Virvi, pela qualidade da administração garantiu, já farão a aquisição desse material de pronto com outros recursos, para não precisar esperar o processo de liberação dos recursos deste ano”, disse Marcel.
O gerente administrativo do Hospital, Geraldo Rocha Freitas, também agradeceu o parlamentar. “Esses recursos serão um alento nesse momento de muita tristeza. Dá uma segurança para nós, de Caixas do Sul e região, pois teremos em breve uma estrutura para atender os novos nascimentos, os partos e bebês recém nascidos. Será uma UTI Neonatal de 10 leitos. No meio dessa tragédia, temos uma expectativa de atender mais gente , em razão da suspensão de outros serviços na região. Vai servir para o momento de extrema urgência e servirá também para o futuro”.