Marcel van Hattem faz vistoria nas obras de ampliação do Hospital São José de Dois Irmãos

Bancada do NOVO/RS conversa sobre os cenários das eleições para a prefeitura de Porto Alegre
9 de novembro de 2020
Série: Quem é Manuela D’ávila? | Episódio#06 Manuela tenta lacrar e leva invertida do deputado Sérgio Turra
12 de novembro de 2020

Na manhã desta quinta-feira (11), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) vistoriou as obras de ampliação e melhorias do Hospital São José de Dois Irmãos. A empresa Construvia, vencedora do edital fruto de emenda parlamentar no valor de R$ 1.874.000,00 destinada pela Bancada Gaúcha e indicada por Marcel após apresentação e aprovação de um projeto para combate à Covid, deu início às obras de ampliação no mês de outubro de 2020. A atual prefeita do município, Tânia Terezinha da Silva, também esteve presente, assim como representantes da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos, do IBSAUDE, do Conselho de Saúde do município, da Associação de Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos e a enfermeira técnica responsável do hospital, além do engenheiro da obra.

Marcel van Hattem e autoridades vistoriaram as obras de ampliação e modernização do Hospital São José de Dois Irmãos, nesta quinta-feira (12/11).

A empresa responsável já instalou os contêineres no mês passado, fez as demolições necessárias para acessos e agora instalou as novas paredes divisórias. De acordo com o engenheiro da construtora, Marcelo Paiva de Carvalho, a obra se encontra no estágio de 30% e tem previsão de entrega em fevereiro de 2021.

A emenda parlamentar foi destinada para ampliação e melhorias do hospital, como a criação de 18 novos leitos eletivos e dois de isolamento do bloco cirúrgico, além da criação de novos leitos de atendimento a pacientes com o coronavírus. “A emenda que contempla o hospital é uma grande conquista para a saúde do município, e deve ser comemorada, ainda mais num ano de uma pandemia que não sabemos quando termina. Estamos acompanhando cada passo das obras e aguardamos com expectativa a finalização”, destaca Marcel van Hattem.

Os equipamentos que poderiam ocasionar uma demora maior nas obras, como o elevador e o ar condicionado central, já estão adquiridos. De acordo com o supervisor do IBSAUDE, Sérgio Xavier, a obra no hospital é a “menina dos olhos, pois o hospital e a comunidade terão um grande ganho na área da saúde, porém muitos vão se dar conta disso daqui a um, dois ou dez anos”.

“Nosso bloco cirúrgico estava fechado em 2018. Essa ampliação do bloco vai acrescentar muito às cirurgias tanto de pequeno como de médio porte e às cirurgias mais complexas, assim como à própria realização de partos, com as novas salas de parto e pré-parto”, afirma Raquel Xavier, responsável técnica de enfermagem do hospital.

Para Neusa Theresinha Meurer Hansen, fundadora e atual presidente da Associação de Voluntários do Hospital São José, a ampliação do hospital é de extrema importância para a comunidade, pois a “situação do hospital estava precária, e o município não tem condições de arcar com uma obra dessa envergadura”, destaca.

“O Hospital São José de Dois Irmãos atende pacientes de Dois Irmãos, que são nosso principal interesse, porém também são atendidos e serão beneficiados pela obra habitantes de cidades vizinhas, como Morro Reuter e Santa Maria do Herval”, diz o presidente do Conselho de Saúde de Dois Irmãos, Wilson Correa Vieira, que esteve junto durante a vistoria nas obras.

O secretário de Saúde de Dois Irmãos, Afonso Bastian, ressalta a importância da obra: “é quase indescritível, pois vamos mudar de patamar na área da saúde com o novo bloco cirúrgico e com o suporte para a realização de partos, melhorando e ampliando novos serviços para a comunidade”.

Marcel van Hattem acompanha a planta do projeto com o engenheiro responsável pela obra no hospital.

O município de Dois Irmãos tem cerca de 32 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2019. Com as cidades vizinhas, aproximadamente 50 mil pessoas serão beneficiadas pelas melhorias no hospital.

 

 

Os comentários estão encerrados.