Marcel van Hattem é um dos 100 mais influentes do Congresso pelo segundo ano consecutivo

O trabalhador precisa mais do que nunca da liberação de seu FGTS!
4 de agosto de 2020
Deputado Marcel protocola Projeto de Lei para liberar o saque emergencial do FGTS a milhões de brasileiros
5 de agosto de 2020

O deputado federal Marcel van Hattem, atual vice-líder do Partido NOVO na Câmara, está entre os 100 parlamentares mais influentes no Congresso em 2020, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na lista de congressistas, 70 são deputados e 30 são senadores. No ano passado, como líder da Bancada do NOVO, o parlamentar gaúcho também esteve entre os 71 deputados federais “Cabeças” do Congresso. O tradicional estudo é realizado desde 1986.

Para o DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional precisam se diferenciar com atributos como a “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”. Ou seja, o parlamentar deve realizar um trabalho que o diferencie dos demais, desempenhando um papel de protagonista e influenciador do processo legislativo.

>>Confira a matéria no site do DIAP sobre os “Cabeças” do Parlamento em 2020

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

>>Confira a matéria do ano passado sobre Marcel como um dos “Cabeças” do Parlamento em 2019

“A crítica é muito importante para o processo de aperfeiçoamento do legislativo. E ter o trabalho reconhecido como parlamentar é uma motivação a mais para seguir defendendo na Câmara dos Deputados as ideias de liberdade”, destaca Marcel.

Marcel van Hattem também foi apontado pelo DIAP como “articulador”.  Em seu primeiro mandato como deputado federal, aparece novamente na lista dos mais influentes do Congresso. Paulo Ganime, deputado federal e Líder do Novo na Câmara, também compõe a lista dos Cabeças do Congresso 2020.

Marcel é conhecido por se opor às ideias coletivistas de esquerda, fazendo defesas como uma menor interferência do Estado na vida dos cidadãos, apoio às reformas econômicas com uma desburocratização para dar mais liberdade ao empreendedorismo, apoio às privatizações, além de ser um defensor da Lava Jato e do combate à corrupção

Os comentários estão encerrados.