Marcel reúne-se com ex-alunos da Georgetown University em Brasília e no Rio Grande do Sul

“Eu vou ter essa emoção”, diz Marcel sobre volta de Lula à cadeia
11 de novembro de 2019
Impunidade Seletiva: Só para quem tem muito dinheiro roubado!
11 de novembro de 2019

Entre a quarta-feira e o domingo (de 6 a 11/11), o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) recebeu ex-alunos do curso de “Liderança para a Competitividade Global” da Georgetown University, de Washigton DC, Estados Unidos. Como ocorre há 10 anos, os “alumni” do curso provenientes de países vizinhos da América Latina e de diversas localidades no Brasil reuniram-se – desta vez no Brasil-, para para discutir temas importantes para atualização e aperfeiçoamento dos aprendizados que tiveram em Georgteown. A programação, organizada pelo deputado Marcel e colegas gaúchos, contou com atividades em Brasília e no Rio Grande do Sul.

Ex-alunos da Georgetown University reuniram-se com o vice-presidente Hamilton Mourão

O primeiro dia do encontro teve diversos compromissos na capital federal.  Além de visitas ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional, a comitiva de aproximadamente 30 pessoas foi recebida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, os ministros da Justiça Sergio Moro e da Agricultura Tereza Cristina, e pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre. A partir da manhã de quinta-feira (7/11), a agenda teve sequência no Rio Grande do Sul e, na primeira noite em solo gaúcho, foi realizado um painel de abertura das discussões sobre a importância da renovação política.

Egressos do curso de “Liderança para a Competitividade Global” foram recebidos no Ministério da Agricultura pela ministra Tereza Cristina

Já na manhã de sexta-feira (8), as atividades realizadas no Instituto Ling (instituição que ofereceu bolsas para os alunos custearem os estudos em Georgetown) abordaram os seguintes temas: democracia no Brasil e na América do Sul, seus riscos e desafios, com Murilo Aragão; e o papel da mídia e comunicação, com Felipe Seligman e Caue Fonseca. Na parte da tarde, o grupo almoçou numa tradicional churrascaria do centro histórico da capital Porto Alegre e fez um city tour com o ônibus da Linha Turismo. À noite, os alumni de Georgetown voltaram ao Instituto Ling para assistir, em primeiro mão, ao documentário Pobreza S.A., produzido pela Acton University, de Grand Rapids, Michigan. O diretor do filme, Michael Miller, esteve presente e participou de uma mesa de debates sobre o assunto do documentário com Ricardo Ernst e William Ling.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu os egressos da Georgetown University

No sábado (9) pela manhã, no escritório de advocacia Cabaleños, foi a vez do campeão olímpico Bernardinho palestrar sobre o tema “liderança e trabalho de time: rumo ao topo”. A seguir, o secretário Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel foi acompanhado de Antonia Martins para uma palestra sobre o tema “inovação e políticas públicas”, a última atividade realizada em Porto Alegre. Da capital gaúcha a comitiva seguiu viagem de cerca de duas horas até o segundo destino turístico mais visitado no Brasil: Gramado. Na serra gaúcha, a agenda seguiu com duas palestras que marcaram o fim das atividades. A primeira, sobre “Empreendedorismo”, com Júlio Pereira de Souza, Felipe Peccin e Luciano Pecin. A segunda, já à noite, o com o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, que abordou o atual panorama e avanços do setor turístico no Brasil.

Ex-alunos do curso de “Liderança para a Competitividade Global” participaram de painéis no Instituto Ling, em Porto Alegre

Ao fim da extensa agenda de discussões e visitas, Renan Pretto, aluno da turma de 2016 do curso “Liderança para a Competitividade Global” e principal organizador da programação no Brasil, demonstrou sua satisfação com o sucesso das atividades. “Acredito que o grupo teve uma ótima amostragem, mesmo que em poucos dias, de como andam as coisas aqui em nosso país e como temos ainda um longo caminho em busca de um Brasil mais livre, próspero e solidário”, disse. O deputado Marcel, aluno da turma de 2009, concordou:”Muita coisa mudou no Brasil desde quando eu fiz o curso. E não só no Brasil, mas no mundo inteiro, e percebemos durante as discussões que os aprendizados de Georgetown de fato estavam corretos: os países que adotaram as ideias liberais como mola propulsora da prosperidade e desenvolvimento seguem garantindo os melhores resultados econômicos e uma vida melhor para seus cidadãos”, finalizou.

Egressos da Georgetown University participaram de painéis em Gramado, na Serra Gaúcha

A Rede de Liderança para Competitividade Global oferece, anualmente, bolsas a jovens e lideranças inovadoras latino-americanas que apoiam uma transformação positiva na América Latina. O encontro dos egressos, que acontece anualmente em algum país do mundo, tem o objetivo de fortalecer e unir a rede, além de ser um importante espaço para a troca de experiências.

 

Os comentários estão encerrados.