Marcel participa de reunião da bancada gaúcha com FAMURS

Imposição estadual ou mais autonomia local? Parlamentares do NOVO RS conversam com Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado
2 de agosto de 2020
Deputado Marcel participa de reunião da Bancada Gaúcha com prefeitos
3 de agosto de 2020

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) participou, na manhã desde segunda-feira (03/08), de reunião on-line da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados com representantes e prefeitos integrantes da FAMURS – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. A FAMURS é composta por 27 Associações Regionais e representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.

Na ocasião, os representantes dos municípios gaúchos aproveitaram para trazer as demandas da municipalidade gaúcha. Temas como Reforma Tributária, auxílio de 600 reais, auxílio do governo federal aos municípios, protocolos estaduais de distanciamento controlado, dentre outros. A Confederação Nacional dos Municípios também participou da reunião, com a presença de seu presidente, o ex-prefeito de Saldanha Marinho (RS) Glademir Aroldi.

Reunião foi realizada por videoconferência. Foto: Reprodução

Em sua fala, Marcel parabenizou a iniciativa da FAMURS de reunir-se com a Bancada Gaúcha e enfatizou que o combate à covid-19 deve ser a prioridade dos municípios nesse momento, seja a proteção da vida seja a preservação da atividade econômica.

“O combate à pandemia é primordial, acima de qualquer outra agenda nesse momento. Por exemplo, muitos prefeitos estão indignados com as recentes mudanças nos protocolos estaduais de análise das bandeiras no distanciamento social controlado, com as mudanças feitas sem aviso prévio às prefeituras. Vieram, preocupados, me procurar para que alguma coisa seja feita, afinal, junto com a proteção à vida a proteção à atividade econômica é vital para que as pessoas tenham renda e possam sobreviver nesse momento de pandemia e crise econômica mundial. Por isso, acredito que temos de agendar uma reunião emergencial apenas para essa pauta, para tratar do distanciamento controlado aqui no estado, pois é pauta urgente e os prefeitos têm nos cobrado muito nesse sentido”, disse.

O parlamentar do Novo aproveitou para relembrar a importância de outras pautas que tramitam na Câmara dos Deputados e são caras à municipalidade. “A Reforma Tributária é importantíssima para a desburocratização da apuração de impostos e ganho de efetividade e competitividade do setor produtivo. Apenas alerto que não podemos permitir aumento de carga tributária, mas desafogo para o consumidor, especialmente o mais pobre, que deve ser o foco principal desta pauta”, finalizou.

Leo
Leo

Os comentários estão encerrados.