Livre comércio entre Brasil e Chile: Marcel recebe embaixador chileno

Marcel recebe reitor da UFRGS em Brasília
10 de fevereiro de 2021
Marcel via Twitter – 10/02/2021
10 de fevereiro de 2021

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) recebeu na manhã desta quarta-feira (10) o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía. Com ele estiveram o primeiro-secretário Diego Alfonso Araya Cisternas e Beatriz Nóbrega de Sá, representante do Instituto Livre Mercado. O encontro foi agendado pelo embaixador para tratar sobre o Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile, assinado em 2018, ainda no governo de Michel Temer, que aguarda votação na Câmara dos Deputados.

O acordo para o livre comércio entre os países tem como um dos destaques menos entraves para o comércio da carne brasileira. Atualmente, o Brasil é o principal fornecedor de carne bovina para o Chile, e com a ratificação do acordo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abre mão da vistoria para a certificação da carne brasileira e aceita a autodeclaração de concordância e adequação aos termos chilenos para aceitação. Outro ponto do acordo é a liberação do roaming entre os países. Com isso, os cidadãos de ambos os países podem ir e vir sem mudar a empresa operadora de internet. O acordo também prevê uma facilidade para troca de bens e investimentos entre os países. Atualmente, há empresas chilenas em sete estados brasileiros, promovendo 200 mil postos de trabalho diretos com investimento acumulado de 37 bilhões de dólares.

Marcel foi procurado pelo embaixador chileno para articular na Câmara dos Deputados a votação do Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile, assinado em 2018.

“O livre comércio entre países é um propulsor de riqueza e crescimento no mundo. Quanto menos entraves burocráticos no mercado, mais desenvolvimento é gerado – e com isso todos ganham: nesse caso, os brasileiros e os chilenos. Vamos trabalhar na Câmara dos Deputados para colocar em pauta esse acordo, pois ambos os países – Brasil e Chile – têm muito a ganhar com isso”, destacou Marcel.

Marcel se comprometeu com a pauta e a apresentou ao líder do Novo na Câmara dos Deputados, Vinicius Poit (Novo-SP), para levar à reunião de líderes com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Os comentários estão encerrados.