Durante o recesso parlamentar, Marcel van Hattem recebe o deputado holandês Achraf Bouali em Brasília

Relatório Mensal Gabinete Parlamentar – Dezembro/2019
1 de janeiro de 2020
Marcel recebe deputado holandês em Brasília
10 de janeiro de 2020

Nesta quarta-feira (8/1), o deputado federal Marcel van Hattem recebeu a visita do deputado holandês Achraf Bouali, do partido Democrats 66, que assim como o Partido NOVO preza pela defesa das ideias liberais. Além de uma reunião em seu gabinete na Câmara dos Deputados, Marcel ainda levou o seu convidado para um tour pela Câmara e pelo Senado, apresentou a capital federal e mediou uma reunião com o embaixador da Holanda no Brasil Kees van Rij, na Embaixada Holandesa em Brasília.

Deputado Marcel van Hattem apresenta a Câmara dos Deputados ao deputado holandês Achraf Bouali

“Eu ouvi falar sobre o deputado Marcel há aproximadamente um ano. Ele esteve no noticiário holandês por ser um deputado eleito no Brasil que tem dupla nacionalidade e por isso se tornou conhecido na Holanda. Busquei fazer contato com ele naquela época e três semanas atrás liguei para ele solicitando um encontro para que pudéssemos trocar experiências sobre o trabalho dele e o meu, já que eu viria ao Brasil para ter aulas de português. Já estou falando um pouquinho”, conta Bouali.

Além da troca de experiências entre os dois parlamentares, a conversa com o embaixador Kees van Rij durante um almoço foi bastante produtiva para Bouali. “Falamos sobre o potencial econômico do Brasil, sobre cooperação nos negócios e em ações para o cuidado com o meio ambiente. Mas o principal foco da conversa foi inovação e tecnologia para os negócios, para ver como podemos trabalhar para usarmos de maneira consciente o nosso planeta”, indica.

Foto: Andres Fontana

Formado em Relações Internacionais no Brasil com mestrado em Ciência Política e Jornalismo na Holanda, o deputado Marcel van Hattem considera que aproximar o Brasil de novas oportunidades no mundo é um de seus deveres do mandato. “Como vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e também por falar holandês e ser filho de holandês tive o imenso prazer de receber o deputado Bouali. Como a Câmara está em recesso, tivemos a oportunidade de conversar bastante e de fazer visitas com calma”, diz Marcel, líder do Partido NOVO na Câmara dos Deputados.

Por ser diplomata de carreira, Achraf Bouali inclusive já conhecia o embaixador holandês no Brasil. “Eu conheço o embaixador van Rij há algum tempo e ele é um excelente embaixador. Eu o conheci em Moscou, em 2003. Estou muito feliz de encontrá-lo aqui. A nossa conversa, mediada pelo deputado Marcel, foi no sentido de diminuir as diferenças entre a Holanda e o Brasil e criar oportunidades para os dois países. O Brasil é a nona economia do mundo e aqui há diversas oportunidades. Somando forças, europeus e brasileiros podem pensar no futuro do mundo, sobre o clima, sobre criação de empregos”, afirma Bouali.

Os comentários estão encerrados.