Deputado Marcel entre os congressistas mais influentes de 2020, segundo a consultoria Arko Advice

Último Van Hattem Connection de 2020: como ficará a presidência da Câmara para o próximo ano?
27 de dezembro de 2020
Hoje foi dia de posse dos eleitos Brasil afora! Sucesso nos mandatos!
1 de janeiro de 2021

A consultoria política e de análise de risco Arko Advice divulgou seu estudo anual que aponta os deputados e senadores mais influentes do ano. Editado desde 1998, o levantamento apresenta os nomes de membros do Congresso Nacional que formam a elite da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e que possuem capacidade, por exemplo, para influenciar o trabalho legislativo.

O “Elite Parlamentar 2020” elencou um total de 103 congressistas, sendo 70 deputados federais e 33 senadores. Os parlamentares foram classificados em duas categorias: lideranças formais e informais. Os líderes formais são aqueles parlamentares que ocupam a liderança de bancadas partidárias, dirigentes partidários, presidentes de comissões ou relatores de projetos importantes. Os líderes informais, por sua vez, são parlamentares influentes nos bastidores do Congresso, especialistas em algum tema relevante, formadores de opinião ou com significativa capacidade de negociação

O deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) figura entre os congressistas mais influentes por ter sido, no ano de 2020, vice-líder da bancada de deputados do NOVO na Câmara dos Deputados e por ser reconhecido como um debatedor no Plenário durante as sessões de discussão e votação de proposições legislativas. O debatedor, conforme destaca o cientista político Cristiano Noronha, em entrevista ao jornal Valor Econômico, é um deputado com boa retórica e senso de oportunidade para utilizar a palavra nas sessões plenárias.

Mesmo com as sessões na Câmara dos Deputados sendo virtuais devido à pandemia, Marcel participou de forma presencial da maioria delas.

O parlamentar do NOVO, cumprindo seu primeiro mandato, é um dos quatro deputados federais gaúchos na lista do estudo da Arko Advice. O Rio Grande do Sul possui, na Câmara, um total de 31 deputados federais eleitos. “Ser considerado um dos parlamentares gaúchos mais influentes no Congresso é um reconhecimento do nosso mandato, que é pautado por princípios e valores muito claros e pelos quais me comprometi, nas eleições de 2018, a defender se chegasse à Câmara dos Deputados”, destaca Marcel.

Na listagem também consta como um dos mais influentes do Congresso em 2020 o deputado Paulo Ganime, do Rio de Janeiro, e que exerceu a liderança da bancada de oito deputados do partido NOVO durante esse ano. O estudo da Arko também faz referência aos deputados Vinícius Poit, de São Paulo, e Tiago Mitraud, de Minas Gerais, ambos do NOVO, como parlamentares “para ficar de olho”, com perspectivas de ascensão na avaliação do próximo ano.

A Arko Advice, fundada em 1982 pelo cientista político Murillo de Aragão, é uma das mais prestigiadas empresas de análise política no Brasil. Possui sua sede em Brasília e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Washington, DC, nos Estados Unidos.

Os comentários estão encerrados.