O Congresso Nacional realizou na manhã desta terça-feira (26), sessão solene em homenagem aos 105 anos do nascimento do economista e político brasileiro Roberto Campos. O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS), um dos autores da homenagem, presidiu a sessão que contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – neto do homenageado.
Em seu discurso, Marcel destacou as defesas de Roberto Campos pelo liberalismo econômico e de seus benefícios para o país, ideias que perduram até os dias de hoje e que seguem inspirando novas gerações:
Marcel lembrou ainda que Roberto Campos foi um dos responsáveis pela criação do Banco Central, em 1964, e que este deveria ser independente do ponto de vista administrativo, operacional e financeiro. Mas quis o destino que isso só ocorresse décadas depois, quando seu neto Roberto Campos Neto estivesse à frente da instituição, através de Lei aprovada pelo Congresso Nacional.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou que para seu avô, a Constituição de 1988 estabeleceu um amplo conjunto de direitos nem sempre compatíveis com as fontes de receita, que atribuiu ao Estado um papel fundamental em empreendimentos estratégicos e que apresentou em sua forma final, um caráter anacrônico:
A sessão em homenagem aos 105 anos do nascimento de Roberto Campos é iniciativa da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM), assinada pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) e pelos deputados Marcel van Hattem (NOVO-RS), Kim Kataguiri (União-SP) e Julio Lopes (PP-RJ).