Após mediação do deputado Marcel, Maria Fumaça voltará a apitar na Serra Gaúcha

Deputado Marcel van Hattem critica nota da Câmara que classificou como falsa interpretação do NOVO sobre projeto de máscaras
11 de junho de 2020
Deputado Marcel van Hattem e vereador Felipe Camozzato comentam a regressão nas medidas de fiscalização em Porto Alegre e no RS
14 de junho de 2020

Parlamentar atendeu demanda do setor e conversou com ministros em Brasília

A Maria Fumaça, tradicional atração turística de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, vai voltar a apitar! Ícone do turismo gaúcho, ela estava impedida de circular devido à resolução do Ministério da Infraestrutura que dispunha sobre as medidas a serem adotadas, no âmbito dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros e dos serviços de transporte ferroviário de passageiros, para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19, mas que foi revertida após a solicitação dos empreendedores do passeio turístico, que entraram em contato com o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS).

Comprovando ser possível seguir todos os protocolos de segurança que o combate à epidemia do novo coronavírus exige, a empresa solicitou que o parlamentar gaúcho levasse a petição ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que consultaram o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, sobre o funcionamento do trem.

Foto: Divulgação

A solicitação foi atendida após a análise da equipe técnica dos ministérios e homologada na RESOLUÇÃO Nº 5.894, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de nove de junho de 2020. De acordo com ela, será necessário “instruir, a cada viagem, os passageiros acerca das medidas básicas sobre higienização e cuidados a serem adotadas para prevenção contra a Covid-19”.

Para a gerente comercial da Maria Fumaça, Gabrielle Rodrigues, “o trem sempre foi sinônimo de progresso na história da humanidade. A locomotiva voltar aos trilhos traz o sentimento de retorno do progresso para a nossa região”, disse. De acordo com Rodrigues, a procura pelo passeio está aumentando dia após dia. “Já temos algumas pessoas reservadas para este sábado (13/06). Com a autorização, seguindo todas as medidas de segurança, com certeza aumentará o número de interessados com a retomada da operação”, projetou.

Para Marcel, receber demandas da população e tentar articulá-las junto ao Poder Público, dentro da legalidade e funcionamento independente das instituições republicanas, é uma das atuações precípuas de um deputado federal. “Analisamos o pleito, vimos que havia total segurança para a operação mesmo frente ao combate ao novo coronavírus e, por isso, busquei o contato com os ministérios. Venho defendendo, desde o início da crise gerada pela pandemia, que são necessárias prudência e responsabilidade no trato da pandemia e suas consequências. Dentro dessas premissas, a solicitação da retomada da operação de um ícone do nosso turismo, que gera prosperidade e riqueza para toda a região de Bento Gonçalves, foi uma das prioridades para toda minha equipe. Fico feliz de poder ser um facilitador, junto ao Poder Público, de empreendedores que nada mais querem do que trabalhar e prestar um bom serviço a seus clientes”, definiu o parlamentar.

Leo
Leo

Os comentários estão encerrados.