Resultado do Processo Seletivo

Projeto Espaço 4.0

Durante o período de inscrições para o processo seletivo foram submetidas através do formulário online 42 propostas para recebimento da emenda parlamentar individual referente ao Espaço 4.0. Dois municípios (Porto Alegre e Veranópolis) enviaram propostas em duplicidade, questão sanada após contato com as prefeituras.

Deste modo, segundo os critérios estabelecidos no Anexo I e baseado nas respostas informadas no formulário eletrônico pelos responsáveis pela submissão, dez municípios foram eliminados do certame. A eliminação se deu pelo fato de terem informado não possuírem “instituições de ensino técnico e/ou superior presentes no município ou em um raio de até 20 Km” ou de “indústrias 4.0 no município ou em um raio de até 20 Km”.

Indicadores Analisados (edital, anexo I)

  • Equilíbrio das contas públicas do município no ano de 2019
  • Densidade de funcionários públicos municipais efetivos ativos e inativos da administração pública direta em dezembro de 2019
  • % despesa com pessoal do Poder Executivo em 2019 (receita corrente líquida/gasto com pessoal)
  • Instituições de ensino técnico e/ou superior presentes no município ou em um raio de até 20 Km.
  • Indústrias 4.0 no município ou em um raio de até 20 Km.
  • Programas e projetos de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia ativos e financiados pela Prefeitura Municipal

Relatório

Os trinta municípios restantes, qualificados conforme descrito no Anexo I, foram ordenados de modo decrescente (maior pontuação para a menor pontuação), no qual o município que obteve a maior nota na soma dos indicadores ocupou a primeira posição do ranking, sucedido por dez municípios que ocuparam a segunda posição, até os municípios com menor pontuação.

Em cumprimento ao determinado no Anexo II, foram realizadas, no dia 03 de fevereiro de 2020, entrevistas com os dez municípios mais bem posicionados no ranking. As entrevistas tiveram o objetivo de, dentre os municípios com maior pontuação, verificar quais teriam maiores condições de viabilizar e dar continuidade ao Espaço 4.0 após o primeiro ano, incluindo a capacidade financeira para execução e continuidade do projeto; o ecossistema empreendedor existente no município e a existência de universidade e indústrias 4.0.

Resultado

Analisando o desempenho dos inscritos (observando os critério descritos no Anexo I do edital de seleção) e as entrevistas com os municípios que obtiveram a melhor posição no ranking. Elegeu-se os municípios de Lajeado (09 pontos) e Esteio (08) pontos para serem contemplados com o Espaço 4.0.

Justificativa da escolha

O Município de Lajeado, além de ter obtido o melhor desempenho na análise dos indicadores, possui amplo ecossistema de inovação e incentivo ao empreendedorismo, tendo o Prefeito Municipal, inclusive, recebido o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Entre os projetos desenvolvidos na área, destacam-se o Simplifica Lajeado, Pro_Move, Acelera 1.0 (programa de aceleração de startups) e o Fundo municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Há no município forte relacionamento com a universidade local e grande interesse em desenvolver o projeto conjuntamente com a instituição de ensino. Outro fator determinante é o número de indústrias 4.0 existentes no município e em um raio de até 20km, demandando alta quantidade de mão-de-obra qualificada. Por fim, houve por parte da administração municipal total comprometimento em dar continuidade ao projeto, com melhorias que possam vir a serem necessárias e custeando os insumos e recursos humanos após o primeiro ano.

O Município de Esteio empatou com outros nove municípios na segunda colocação do processo seletivo. O fator determinante para sua escolha foram os projetos já desenvolvidos para a formação profissional de jovens, executados tanto por duas grandes universidades, quanto pelo Sistema S. Durante a conversa com os gestores municipais, ainda foram apresentadas ações que demonstram a atenção dada para a criação de um ambiente de fomento ao empreendedorismo, como a recente aprovação de uma Lei Municipal de Liberdade Econômica. O município também desenvolve a Feira de Negócios e anualmente a Expointer.

Estas características de Esteio garantiriam ao laboratório do Espaço 4.0 instalado no município a chance de conectar os jovens aprendizes com empresas de diversas localidades do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.