Deputado Marcel está entre os congressistas mais influentes pelo segundo ano consecutivo, segundo a consultoria Arko Advice | Marcel van Hattem - Deputado Federal (NOVO-RS)

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) foi escolhido pela consultoria Arko Advice como um dos congressistas mais influentes de 2021. O levantamento é anual e ocorre desde 1998. Marcel, que também esteve na lista da edição passada, aparece na categoria informal debatedor – que destaca os parlamentares que possuem “boa capacidade oratória e senso de oportunidade para se colocarem em posição de destaque nos debates em Plenário e nas comissões”, define a consultoria.

Para a Arko Advice, os membros da elite parlamentar são aqueles que negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, operam na busca do consenso e influenciam nas decisões do Executivo ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional. E estes estão divididos em lideranças formais, quando estão à frente de alguma posição como presidente de comissão, e as lideranças informais que, mesmo sem esses cargos, são reconhecidas pela sua capacidade de influir na agenda legislativa e no processo deliberativo.

A Elite Parlamentar Arko Advice 2021 é formada por 124 parlamentares: 89 deputados federais e 35 senadores. Da bancada do Rio Grande do Sul no Congresso, formada por 31 parlamentares e três senadores, cinco gaúchos ganharam destaque, entre eles Marcel.

A Arko Advice, fundada em 1982 pelo cientista político Murillo de Aragão, é uma das mais prestigiadas empresas de análise política no Brasil. Possui sua sede em Brasília e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Washington, DC, nos Estados Unidos.