Bancada do NOVO reúne-se com o presidente Jair Bolsonaro durante café da manhã no Palácio do Planalto | Marcel van Hattem - Deputado Federal (NOVO-RS)

Nesta quarta-feira (29/5), a bancada do Partido NOVO reuniu-se com o presidente da República Jair Bolsonaro para um café da manhã no Palácio do Planalto. Na oportunidade, os deputados do NOVO defenderam que o presidente vete a gratuidade para bagagem de até 23 kg no âmbito da chamada MP das aéreas, para poder atrair empresas para low cost de fora do país.

Bancada do NOVO no café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro

Na terça-feira (21/5), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 863/18, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. Com voto favorável do líder Marcel van Hattem e dos outros sete deputados do Partido NOVO, o projeto, porém, foi aprovado com um destaque que não contou com apoio da bancada do NOVO: a obrigação de que as companhias operantes no país concedam aos seus passageiros uma franquia mínima para bagagens.

“O presidente ouviu com atenção os argumentos que apresentamos. Dissemos a ele que seria importante o veto nesta questão pois as tarifas aéreas mais baratas, chamadas promo e light, muito oferecidas por companhias aéreas que operam com passagens aéreas de baixo custo, desapareceriam com a obrigação aprovada na Câmara de que as companhias ofereçam bagagem ‘grátis’. O que é grátis, na verdade, é diluído no preço de todas as passagens, inclusive de quem viaja sem qualquer bagagem”, explicou Marcel.

Deputado Marcel fez uma live com o presidente Jair Bolsonaro

Logo após o café da manhã, o presidente Bolsonaro decidiu quebrar o protocolo de segurança tradicional e ir a pé até a Câmara dos Deputados para participar de uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de carreira do humorista Carlos Alberto Nóbrega. Os deputados do Partido NOVO acompanharam a caminhada do presidente e o deputado Marcel realizou uma transmissão ao vivo durante o trajeto.